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Um bom SEO é indispensável para qualquer site. Afinal, o site terá mais visibilidade estando entre os primeiros resultados nos mecanismos de busca e o potencial cliente encontrará com mais facilidade o que está procurando.
Além disso, uma boa estratégia de SEO ajuda a economizar dinheiro, já que faz com que não seja necessário investir em anúncios para aparecer no topo dos resultados de pesquisa.
Sendo assim, adotar boas práticas de SEO vai fazer muito bem para o seu negócio. Contudo, nem todas as práticas são feitas no site. Para ter realmente sucesso, é preciso pensar também na sua reputação online com as técnicas de SEO off-page.
O que SEO off-page?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que, em tradução livre, significa otimização para motores de busca. Já o SEO off-page é uma vertente do SEO que trata das técnicas de otimização externas ao site e que interferem na percepção que os algoritmos têm do seu site.
Basicamente, o SEO off-page reúne técnicas para aumentar a presença e a reputação do seu site no meio virtual. O mais importante para o SEO off-page é fazer com que os mecanismos de busca percebam a relevância de mercado que um site possui.
A reputação online de um site é importante para o ranqueamento feito pelo Google, o buscador mais utilizado no mundo. Um dos algoritmos utilizados é o PageRank, que mede a importância de uma página pela quantidade e qualidade de links que apontam para ela. Quanto mais e melhores os sites que mencionam determinada página, melhor ela se sai no ranqueamento.
No exemplo acima, a página com maior número de links é a página B, sendo a mais relevante e com maior autoridade. A página C recebe backlinks (links que vêm de outros sites) apenas da página B, mas é a segunda mais relevante porque recebe parte da autoridade da B, uma prática chamada de link juice.
O link juice é a transferência de autoridade que acontece quando uma página faz um link para outra. Nesse processo, é transmitido uma parcela da relevância para a página linkada, o que faz com que ela se sobressaia no ranqueamento.
O SEO off-page são técnicas para receber mais links na internet e de páginas de qualidade, ou seja, para receber mais backlinks.
Qual a diferença entre SEO off-page e SEO on-page?
Enquanto o SEO off-page trata de conquistar uma reputação online para o site, o SEO on-page é o conjunto de técnicas utilizadas para otimizar o site aplicadas em cada página. Sendo assim, o off-page é externo ao site e o on-page é interno.
Algumas das boas práticas de SEO on-page são ligadas a palavras-chave, uso de heading tags e uso de texto alternativo nas imagens. Já as técnicas de SEO off-page são voltadas para obter mais backlinks.
Leia também: Guia de SEO on-page
Elementos do SEO off-page
Uma boa estratégia de SEO off-page leva vários fatores em consideração. Não é apenas a quantidade de backlinks, afinal, é possível criar várias páginas para que criem links uma para a outra. Assim, são diversos elementos que compõem o SEO off-page.
Links
O mais importante para a popularidade do site é a qualidade dos links que ele recebe. Se as páginas que fazem os backlinks são relevantes nos resultados de busca, automaticamente a relevância será transmitida para a página que recebe os links.
O texto-âncora utilizado para fazer o link também importa, já que é o que resume o conteúdo da página de destino. Por isso, é importante evitar textos-âncora do tipo “clique aqui” porque não revelam o conteúdo da página. O ideal é usar sempre as palavras-chave para criar um bom backlink.
Além disso, o mais importante é fazer com que os links que o site recebe sejam sempre dofollow, pois são o tipo de backlink que transmite a autoridade da página. Os links nofollow também ajudam no rastreamento dos motores de busca, mas não concedem link juice.
Confiabilidade
Outro fator essencial para garantir um bom ranqueamento é a confiabilidade do site. Diversos fatores, como a idade do domínio, mostram quais sites merecem ser mais “levados à sério” pelos mecanismos de busca.
A segurança do site que realiza os backlinks e do site que os recebe também são levadas em consideração. Por isso, é importante garantir links de sites seguros, que podem ser verificados pelo uso de HTTPS e outros tipos de protocolos de segurança.
Dois índices que podem ser utilizados para saber a confiabilidade são a autoridade do domínio e a autoridade da página. Esses índices não são comprovados pelo Google, mas várias ferramentas, como o MozBar, consideram múltiplos fatores e calculam a autoridade de um site ou de uma página em uma escala de 0 a 100, ajudando a saber quais sites são mais confiáveis.
Contexto
O contexto em que os backlinks estão inseridos também importa muito para o ranqueamento. Pense na seguinte questão: faz mais sentido um site de passagens aéreas receber backlinks de blogs de viagem ou de blogs de maquiagem?
Os mecanismos de busca não rastreiam somente os textos-âncora, mas sim o conteúdo de toda a página. Se um link está fora de contexto, a qualidade percebida nele diminui rapidamente, contando como apenas mais um backlink.
Também é importante pensar na localização em que os links estão sendo feitos, principalmente se o seu site é destinado para pessoas de uma região específica. Para uma loja que realiza entregas apenas na cidade de São Paulo, por exemplo, pode ser pouco interessante receber links de sites ucranianos.
Além de tudo isso, o contexto importa para o público que o seu site deseja atingir. Não adianta ter backlinks espalhados por toda a internet se a pessoa que vai vê-lo não se interessa pelo conteúdo ou produto do seu site.
Como conquistar backlinks no SEO off-page
Com tudo isso em mente, chegou o momento de entender como você pode conquistar backlinks e aumentar a reputação do seu site.
Tenha um bom conteúdo
Se o conteúdo do seu site é relevante, é natural que outras pessoas sintam o desejo de compartilhar e espalhar o link pela internet. Por isso, o primeiro passo é sempre produzir um conteúdo de qualidade e, se possível, com chamadas para que seja compartilhado.
Faça um bom SEO on-page
Além de ser essencial para o ranqueamento, um bom SEO-on page, com URLs amigáveis e um site rápido e responsivo, faz com que o conteúdo seja mais atrativo para quem entra em uma das páginas. Por isso, adote as boas práticas de on-page no seu site.
Faça guest posts
Guest posts são publicações feitas por um convidado em outro site e podem ser uma boa maneira de divulgar o link do seu site. Procure sites do seu nicho e se ofereça para fazer um guest post para um público que já possui interesse pelo seu conteúdo e que, provavelmente, vai se interessar pelo seu site.
Procure parceiros
Outra estratégia válida é procurar parceiros do seu nicho com uma boa autoridade de domínio para fazer menções ao seu site no conteúdo deles. É uma via de mão dupla: você também vai precisar fazer backlinks para os sites parceiros, então é uma boa saída para todos crescerem juntos.
Participe de fóruns
Deixar comentários em fóruns com o link do seu site também é uma forma de conquistar backlinks. Porém, atenção ao contexto. Faça comentários que realmente agreguem à discussão e evite o spam.
Use redes sociais
Ter perfis em múltiplas redes sociais para divulgação do seu site ajuda a ter mais relevância online. Novamente, é preciso ter cuidado para não fazer com que seus links pareçam um spam, então divulgue de maneira natural e orgânica. Também é importante conquistar compartilhamentos e likes para que o conteúdo chegue em mais pessoas.
Use o Google Meu Negócio
Especialmente para negócios locais, o Google Meu Negócio é uma excelente forma de ganhar destaque nos resultados de busca. Por ter um espaço próprio, além do backlink, o seu site e a sua empresa recebem uma atenção maior de potenciais clientes. Mantenha as informações atualizadas e convide quem já é cliente para fazer uma avaliação para ganhar ainda mais relevância.
Remova backlinks duvidosos
Como a qualidade do backlink é o mais importante, o próprio Google possui uma plataforma em que é possível solicitar a remoção de backlinks. O processo é complexo e demorado, mas é a solução ideal para garantir que apenas links de confiança estão apontando para o seu site. Veja como fazer no suporte do Google.
Para saber mais sobre SEO, leia também o Guia de SEO on-page.