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Aparecer no topo dos resultados de pesquisa sem investir em anúncios parece difícil, mas é possível com uma boa estratégia de SEO. A principal função do SEO é garantir a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca, possibilitando que seu negócio seja encontrado com facilidade.
Assim, seu site se destaca organicamente e transmite mais credibilidade por estar entre as primeiras posições nas buscas. Consequentemente, o site também passa a receber mais visitantes e aumenta as conversões ao adotar as boas práticas de SEO.
O que é SEO?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que, em tradução livre, significa otimização para mecanismos de busca. Basicamente, o SEO é o conjunto de técnicas de otimização para que o site possa ser encontrado e bem posicionado pelos mecanismos de busca.
Esse processo de melhorar o posicionamento do site através de técnicas de otimização leva tempo, sendo um projeto de médio a longo prazo. Embora os anúncios sejam mais rápidos, podem ter um alto custo por clique, fazendo com que seja interessante também considerar o SEO como forma de diminuir custos ao longo do tempo.
Existem diversos mecanismos de busca, mas o principal deles é o Google, que é utilizado para mais de 3 bilhões de pesquisas por dia. Por isso, a maior parte das técnicas de SEO são focadas nas regras desse motor de busca, porém também podem ser aplicadas em outras plataformas, como o Yahoo e o YouTube.
No caso do Google, existem uma série de algoritmos responsáveis por organizar a página que apresenta os resultados de uma pesquisa, chamada de SERP. Na SERP, os mecanismos de busca mostram diversas páginas organizadas de acordo com fatores como qualidade do conteúdo e confiabilidade do site.
O objetivo dos mecanismos de busca é sempre ter a melhor resposta possível para a pesquisa do usuário. Desse modo, as estratégias de SEO são responsáveis para que o conteúdo de um site esteja bem otimizado para agradar os algoritmos dos motores de busca.
No entanto, por mais que seja relevante otimizar um conteúdo para os algoritmos, também é essencial pensar na experiência do usuário. Sites bem ranqueados são aqueles que são rápidos, atendem aos critérios dos Core Web Vitals e apresentam um conteúdo excelente.
Assim, uma boa estratégia de SEO abrange diversos aspectos de um site para atingir o objetivo de ter um site bem posicionado. Por isso, existem diversas vertentes do SEO.
SEO on-page
O SEO on-page é a vertente do SEO que trata das otimizações internas no site, com todas as práticas que podem ser adotadas dentro de uma página para que a mesma se destaque nos mecanismos de busca. Essas práticas podem ser otimizações no conteúdo da página em si e melhorias técnicas na estrutura do site.
Algumas das boas práticas do SEO on-page são relacionadas ao título, metadescrição e URL da página, texto alternativo em imagens e hierarquização do conteúdo com heading tags. Entre os aspectos técnicos, estão o tempo de carregamento da página, responsividade do site e a segurança.
Saiba mais sobre no guia de SEO on-page.
SEO off-page
Já o SEO off-page é a vertente que trata das técnicas externas que reforçam a reputação online de um site. Um dos fatores do ranqueamento é a quantidade e qualidade de links que apontam para o site, ou seja, quanto mais e melhores os sites que mencionam determinada página, melhor ela se sai no posicionamento.
Dessa forma, as técnicas de SEO off-page envolvem a conquista desses links de qualidade que apontem para o seu site. Algumas das principais práticas são a divulgação do site em redes sociais e fóruns e a procura de parceiros do mesmo nicho.
Saiba mais no guia de SEO off-page.
SEO local
O SEO local é uma vertente dedicada a buscas na mesma região, interessante para negócios com pontos físicos ou com atuação em uma localidade. Quando o usuário busca por solução em uma localização, os resultados priorizam a região especificada.
Sendo assim, as técnicas de SEO local são focadas em posicionar um site em para usuários da mesma região. A adoção de palavras-chave locais e o registro da empresa no Google Meu Negócio são dois fatores muito importantes para o SEO local.
Por que o SEO é importante?
O objetivo do SEO é fazer com que o seu site seja bem posicionado nos resultados de busca. A partir da implantação de uma boa estratégia de SEO, muitos outros benefícios são percebidos.
Destaque nos resultados
A posição em que as páginas aparecem na SERP é essencial para o sucesso do seu site, já que o primeiro link orgânico recebe, aproximadamente, 30% de todos os cliques, conforme apontou uma pesquisa. Isso mostra que é possível se destacar sem investir em anúncios, o que facilita para que pequenas empresas possam concorrer com as de grande porte que apostam em tráfego pago.
Tráfego qualificado
No geral, os usuários que são direcionados para o site organicamente já são clientes mais qualificados, pois estavam fazendo buscas pelo assunto. Os anúncios, por sua vez, podem atrair pessoas que não sabiam muito bem o que estavam procurando e encontraram o site na área dos anúncios patrocinados.
Aumento da taxa de conversão
Como o usuário chega mais qualificado, a taxa de conversão de buscas orgânicas é consequentemente maior. Com um conteúdo de qualidade, é possível que o usuário pule etapas do funil de vendas e já esteja pronto para a conversão no primeiro momento.
Aumento da credibilidade da marca
Um site bem posicionado faz com que a sua marca seja vista mais vezes e pareça mais confiável por estar nos primeiros resultados de pesquisa. Assim, o usuário passa a associar o problema que ele tem a solução oferecida pelo seu negócio, com a sua marca tendo um impacto mais permanente.
Resultados contínuos
Quando se faz um anúncio, os resultados acontecem enquanto a campanha está no ar. Já com uma estratégia de SEO, é possível perceber os resultados por mais tempo, especialmente se o SEO é encarado como um processo cíclico de otimização em cada novo conteúdo.
Melhora a experiência do usuário
Um site com bom SEO é um site que fornece uma boa experiência para o usuário, pois os conteúdos são otimizados para melhorar a leitura e são seguidas as normas de acessibilidade. Além disso, SEO também inclui melhorias técnicas que impactam diretamente o usuário, como ter um site responsivo e seguro.
Estar nas primeiras posições pode parecer um desafio, mas, com uma boa estratégia de SEO, pode ser uma realidade para o seu site e ainda trazer inúmeros benefícios para o seu negócio.
Deseja melhorar o SEO do seu site? Entre em contato.