Não estamos aceitando novos projetos no momento, saiba mais
O Google é a maior plataforma de busca do planeta, sendo utilizado por milhões de pessoas diariamente. Além do mecanismo de pesquisa, o Google também oferece diversas ferramentas para diferentes objetivos, que vão desde buscas a textos acadêmicos até planejamento de viagens.
Para quem tem um site, algumas dessas ferramentas são extremamente interessantes e podem ajudar a conhecer profundamente o que acontece no site. Por isso, vamos apresentar as principais ferramentas do Google para sites WordPress e qual é a função de cada uma.
Google Analytics
O Analytics é, talvez, a ferramenta mais importante de monitoramento de marketing e análise de sites que existe no mundo. Com o Analytics, é possível obter informações de acesso, navegação e comportamento do usuário do seu site.
Por isso, é a ferramenta ideal para orientar a tomada de decisão e a criação de estratégias dentro da área de marketing. Além disso, o Analytics fornece avançados relatórios de todas as métricas do site, trazendo informações que podem motivar melhorias técnicas do site.
Sendo assim, o Analytics fornece cinco tipos de relatórios:
- Tempo real: exposição de dados que estão sendo coletados no momento no site, como localização e origem do acesso;
- Público-alvo: contém métricas de tráfego e navegação, como número de sessões e taxa de rejeição, e dados sobre o usuário, como idade e sexo;
- Aquisição: todos os dados relacionados ao tráfego de usuários para o site;
- Comportamento: relatórios avançados de comportamento do usuário, como tempo de permanência e desempenho de conteúdo;
- Conversões: informações de metas definidas na configuração do Analytics, como conversões em e-commerce.
Com todos esses relatórios, é possível saber dados bem específicos, como quais canais de tráfego mais trazem conversões e por qual tipo de dispositivo o site é acessado.
Search Console
O Search Console é a ferramenta para acompanhamento da maneira que o site aparece nos resultados de pesquisa do Google. Dessa forma, é essencial para criar estratégias de SEO eficazes para conquistar um bom tráfego orgânico para o site.
O foco do Search Console é permitir que a pessoa que gerencia o site possa compreender melhor como o site é posicionado no Google. Então, além de compilar dados sobre a apresentação do site no mecanismo de busca, a ferramenta também apresenta dados de melhorias que podem ser feitas no site para melhorar o SEO.
As áreas do Search Console são:
- Desempenho: principais dados sobre a performance do site nos mecanismos de busca, como total de cliques e principais palavras-chave;
- Índice: mostra os principais erros no site e permite o envio de mapas do site para facilitar a indexação e a remoção de conteúdos dos resultados de pesquisa;
- Experiência: informações sobre a experiência de usuário em dispositivos móveis e desktop;
- Melhorias: área com sugestões de pontos que podem ser melhorados no site;
- Segurança: dados sobre problemas de segurança no site;
Assim, é possível ter uma visão completa sobre questões que podem atrapalhar que o site apareça nos resultados do Google.
PageSpeed Insights
O PageSpeed é essencial para compreender a parte técnica do site, já que a ferramenta pontua a performance do site de acordo com os critérios do Core Web Vitals. A principal análise feita é a velocidade de carregamento do site, tanto em computadores quanto em dispositivos móveis.
Além disso, o PageSpeed fornece um relatório de oportunidades de melhorias que podem ser feitas que aprimoram o desempenho do site. Por isso, é importante utilizar a ferramenta para saber se seu site está rápido para o usuário, o que garante uma menor taxa de abandono.
Leia também: 12 métricas para avaliar a performance de um site
Google Ads
O Google Ads, antes chamado de Adwords, é a ferramenta de publicidade do Google. Por meio dela, é possível criar anúncios pagos para divulgar seus produtos e serviços que vão aparecer nas plataformas do Google.
Desse modo, seu conteúdo patrocinado vai ser distribuído no momento ideal para o usuário, seja em um resultado de pesquisa ou antes de um vídeo no YouTube. Com a plataforma, o seu anúncio pode ser segmentado de acordo com:
- Palavras-chave;
- Assuntos ou canais;
- Público-alvo;
- Local de exibição;
- Idade, local e idioma;
- Tipo de dispositivo.
Com todas essas especificidades, a ferramenta permite que a sua empresa possa chegar no cliente ideal. Por isso, o Google Ads é tão utilizado ao redor do mundo, sendo a principal fonte de renda do Google.
Site Kit
O Google Site Kit é um plugin específico para WordPress, que possibilita que os principais dados de cada uma dessas ferramentas sejam acessados dentro do próprio Painel. Assim, não é preciso sair do WordPress para visualizar métricas importantes para o seu site e, consequentemente, para o seu negócio.
Já explicamos tudo sobre o Google Site Kit aqui no blog, incluindo como instalar e configurar a ferramenta.
Quais dessas ferramentas você já usa no seu site? Fazer análise desses dados com frequência pode transformar o seu negócio.