Não estamos aceitando novos projetos no momento, saiba mais
Você já deve conhecer o WordPress. É um software livre criado em 2003, inicialmente como uma plataforma para blogs. Porém, com o passar do tempo e contribuição de milhares de pessoas, ele evoluiu bastante se tornou um CMS – um sistema gerenciador de conteúdo, que permite a criação de diversos tipos de sites além dos blogs, como sites institucionais, portais, portfólios, intranets e até lojas virtuais.
Por conta desta versatilidade, hoje o WordPress é a maior plataforma para criação de sites no mundo. No momento em que escrevo, o WordPress está presente em mais de 33% de todos os sites da internet. Sim, o CMS passou a marca de 1/3 da web. Uau!
Se você quer exemplos concretos de sites brasileiros feitos com WordPress, veio ao post certo :-).
Ao listar estes grandes sites WordPress queremos acabar de vez com alguns mitos:
- WordPress só serve para blogs ou sites pequenos? Não.
Na nossa lista abaixo há portais super visitados, sites de celebridades, e até sistemas complexos de diretório de profissionais. As possibilidades são muitas! - WordPress não aguenta alto volume de trafego? Aguenta sim!
Na verdade, o que vai definir quanto volume é possível é principalmente o servidor. Uma boa hospedagem para o seu site fará toda a diferença. - O WordPress é inseguro? Também não 🙂
Não. Todo software tem bugs, isso é um fato. A diferença é que no WordPress, como vários desenvolvedores colaboram com o código, os erros são corrigidos muito rapidamente. Por isso é importante manter seu site atualizado. A maior parte das invasões é causada por falta de atualização e senhas fracas.
É por isso que aqui no estúdio Haste usamos o WordPress como nossa principal ferramenta para a criação de sites.
Falando nisso, se você precisa de serviço de criação de sites WordPress, esta é nossa especialidade. Vamos conversar sobre seu próximo projeto?
Como eu verifico se um site foi feito com WordPress?
Boa pergunta! Existem algumas formas. Vou citar duas delas:
- Acrescente
/wp-admin
depois do endereço do site. Deve aparecer uma tela de login. Se não funcionar, ou o site não foi feito com WordPress, ou o endereço de login foi modificado por questões de segurança. - Abra o código fonte da página. Na maior parte dos navegadores, você pode fazer isso clicando com o botão direito do mouse. Depois, basta fazer uma busca pelo código (Ctrl + f no Windows, Command + f no Mac) e pesquisar por
wp-content
por exemplo. Se obtiver algum resultado, o site com certeza foi criado com WordPress.
Nós já fizemos uma lista de grandes sites WordPress antes, mas esta é uma versão atualizada e focada apenas em sites brasileiros. Vamos à lista!
13 grandes sites brasileiros desenvolvidos com WordPress
1. Rock in Rio
- Tipo de site: Institucional
- URL: http://rockinrio.com/
O festival de música surgiu em 1985, foi o primeiro grande festival da América Latina, já foi palco para mais de 1500 artistas e é o primeiro grande site da nossa lista.
Se você inspecionar o código, pode não encontrar referências ao WordPress, mas basta acessar este link para confirmar que o nosso CMS preferido está sim comandando o show nos bastidores. Um uso da WP Rest API talvez?
2. Gisele Bündchen
- Tipo de site: Institucional
- URL: http://giselebundchen.com/
As supermodelo mais bem sucedida do mundo é tão poderosa que empresas representadas por ela passam até a valer mais, de acordo com o índice Gisele Bündchen. E coube ao WordPress representar o site de Gisele.
O site é todo baseado em imagens (fotos da modelo, é claro), mas apesar disso parece ser leve e bem otimizado. Pontos para o plugin WP Super Cache, utilizado no site. O conteúdo multi-idiomas é proporcionado pelo plugin WPML.
3. TV Gazeta e Gazeta Esportiva
- Tipo de site: Portal
- URL: http://www.tvgazeta.com.br/
- URL: http://www.gazetaesportiva.com/
O emissora de TV e o site de esportes pertencentes à Fundação Cásper Líbero também optaram pelo WordPress. Como ambos são portais, o foco do sistema é lidar com uma grande quantidade de conteúdo: muitos posts, imagens, vídeos, etc. Ou seja, tiram vantagem do que o WordPress faz de melhor: gerenciar conteúdo.
4. Dafiti Mag
- Tipo de site: Magazine
- URL: http://dafitimag.dafiti.com.br/
A blog ou revista digital da Dafiti onde são postadas dicas de estilo e inspiração usa o WordPress como plataforma. Com fotos bem produzidas, links diretos para os produtos da Dafiti e uma otimização SEO através do plugin Yoast SEO, o site ajuda na estratégia de marketing do e-commerce direcionando trafego e criando uma comunicação direta com o seu público.
5. Guia de Fornecedores iCasei
- Tipo de site: Diretório
- URL: http://fornecedores.icasei.com.br/
O iCasei é uma plataforma onde as noivas e noivos podem criar o site do casamento, colocar suas listas de presentes, detalhes para os convidados, etc. E a plataforma de fornecedores do iCasei é um diretório onde fotógrafos de casamento, confeiteiros, produtores de eventos, gráficas, buffets e outros profissionais podem se cadastrar e serem encontrados pelos noivos.
O WordPress é a plataforma que proporciona o cadastro, categorização, filtros, busca, e demais recursos do site.
6. Santos Futebol Clube
- Tipo de site: Institucional
- URL: http://www.santosfc.com.br/
O site do time de futebol do litoral de São Paulo mostra notícias sobre o clube, os placares dos jogos e informações para os sócios, tudo sendo publicado através do WordPress. O tema ainda foi desenvolvido usando o WP Odin como base, um framework brasileiro. Nós também usamos e aprovamos!
7. Blog do Elo7
- Tipo de site: Blog
- URL: http://blog.elo7.com.br/
O Elo7 é o maior marketplace de artesanato do Brasil, e um dos maiores do mundo. No site os artesãos podem criar suas proprias lojas virtuais e comercializar seus produtos. E no blog do Elo7 estes profissionais e qualquer pessoa que se interesse por DIY (do it yourself, o famoso “faça você mesmo”) encontram tutoriais de artesanato, dicas de vendas e empreendedorismo e muita (muita mesmo!) informação.
8. Toyota
- Tipo de site: Institucional
- URL: http://www.toyota.com.br/
O site brasileiro da fabricante japonesa de automóveis também usa WordPress. O site conta com um custom post type de “Carros” para exibir os modelos da marca de forma bem estruturada e organizada.
9. E-farsas
- Tipo de site: Blog
- URL: http://www.e-farsas.com/
O E-farsas surgiu no início dos anos 2000, e logo começou a fazer sucesso investigando e desmentindo as notícias falsas que já infestavam a nossa jovem internet na época. E hoje, continua firme e forte (já que sua tarefa é cada vez mais necessária). Investigações simples mas bem efetuadas são retratadas nos posts com textos, imagens e vídeos. E os comentários do público (exibidos com o plugin Disqus) complementam o conteúdo.
Todos os sites das revistas da Editora Abril
Recentemente a Editora Abril fez uma mudança radical: decidiu adotar o WordPress como CMS para todos os sites de suas revistas. Quem desenvolveu os sites foi a Automattic, a empresa do próprio criador do WordPress, Matt Mullenweg. Após a migração, segundo a própria Editora Abril, a visitação aumentou bastante, principalmente no mobile, e os anunciantes estão felizes.
Isto foi bem importante para o ecossistema WordPress, já que prova que o WordPress também pode ser uma solução nível “Enterprise”, se a empresa tiver o desenvolvedor certo para o trabalho.
Você pode perceber que todos os sites são subdomínios do domínio abril.com.br. Isto acontece porque todos eles pertencem a uma rede WordPress Multisite (vários sites compartilhando uma única instalação WordPress).
Perceba também que todos tem um design parecido. Analisando o código, vemos que a maioria dos sites usam o mesmo tema (chamado Abril Master), cada um com sua configuração de fontes e cores. Mas alguns tem temas levemente personalizados, como é o caso da Revista Capricho. Destacamos alguns sites da Abril:
10. Revista Superinteressante
- Tipo de site: Magazine
- URL: http://super.abril.com.br/
A publicação sobre ciência e tecnologia da Abril ganhou um site renovado e leve com o WordPress. Além das notícias recentes o site guarda também o arquivo da revista desde 1987!
11. Revista Capricho
- Tipo de site: Magazine
- URL: http://capricho.abril.com.br/
A revista Capricho, voltada ao público adolescente feminino também tem sua versão online rodando no WordPress. Os testes, sempre presentes na revista impressa, foram transpostos para o site no estilo quiz.
12. Revista Quatro Rodas
- Tipo de site: Magazine
- URL: http://quatrorodas.abril.com.br/
A revista sobre o meio automobilístico tem como destaque os comparativos entre modelos de carros e as novidades do mercado.
13. Revista Veja
- Tipo de site: Magazine
- URL: http://veja.abril.com.br/
A revista da editora Abril sobre variedades e notícias tem um grande volume de visitação e também migrou para WordPress. Segundo a própria editora, a taxa de visualização do site aumentou 14% com a mudança de plataforma.
Bônus: os sites WordPress que desenvolvemos aqui no estúdio Haste
Os sites que nós do estúdio Haste desenvolvemos com WordPress sempre focam em ter uma boa usabilidade, responsividade, performance e otimização SEO, além de um bom design. Confira alguns exemplos:
Veja mais no nosso portfólio.
Conclusão
O WordPress é popular porque é uma plataforma muito democrática. Atende desde pequenos blogs até sites de grandes empresas. Se você está pensando em desenvolver um site ou começar a trabalhar com o CMS, vai fundo!
Conhece algum outro exemplo? Deixe um comentário.
E se você precisa de um bom serviço de criação de sites WordPress, fale com a gente. Vamos conversar sobre o seu próximo projeto.
Interessante e direto ao ponto, obrigado
Somente site top, muito bom. obrigado por compartilhar.
Muito bom o post, parabéns!
Muito bom os conteúdos os post parabéns.
Gostei muito post parabéns!!!
Bacana. Parabéns pelo tempo dedicado a pesquisas e por compartilhar conosco. Abraços
Nem tinha parado pra perceber que o site da Toyota foi feito em WordPress. Essa plataforma realmente não para de surpreender com sua incrível versatilidade
Obrigado por compartilhar esse ótimo conteúdo! Com certeza muitos não sabia que no WordPress se desenvolvia grandes sites!
Gratidão!
Opa, muito show de bola a reportagem!
Teria alguém site de saúde feito em wordpress que poderia mencionar?
Olá Monalisa,
Existem vários sites da área de saúde, em vários segmentos, temos por exemplo, em hospitais, o do Hospital Pérola Byington: http://www.hospitalperola.com.br/ – dentre vários outros. Na área de ensino, um exemplo é o site do Instituto Racine: http://www.racine.com.br/
Espero ter ajudado!
Gostei, sou desenvolvedora web wordpess. Ótimo conteúdo.
Eu acho o WordPress a plataforma mais completa e mais fácil para iniciantes na hora de criar o site. Sem contar que as funcionalidades gratuitas são imbatíveis. Neste artigo dá para entender um pouco desses recursos:
https://www.webolto.com/pt/construtores-de-sites/analise-wordpress-com/
Ainda bem que o achismo não é a exatidão da forma.
Eu me pergunto que ainda faz website usando essa ferramenta arcaica que é WordPress
Eu hein…
É incrível como o WordPress evoluiu e cresceu nos últimos anos. Me lembro de muitos blogs que falavam sobre a “morte do WordPress” e sobre qual outros CMSs estavam chegando para tomar o lugar do WordPress. Bem, estão todos ai e o WP segue crescendo. Com meu trabalho de SEO considero ele a plataforma mais amigável e flexível.
Show de bola! O de vocês também foi feito no WordPress? Porque está muito lindo, parabéns!
Os sites não são feitos exclusivamente com wordpress, existem ferramentas de outras linguagens expressas. Basta desabilitar o javascript do navegador que a maioria não funciona ou apresenta grandes alterações.
Olá Wanderson,
Apesar de publicado em 2018, todos os sites da lista ainda são em WordPress sim. Desativar o JavaScript do navegador não irá determinar se o site foi feito em WordPress ou não, e infelizmente, já há alguns bons anos, desativar o JavaScript quebra quase todo site. Caso ainda tenha dúvido, sugiro que utilize a ferramenta Wappalyzer.
Abraço!
Olá!
Estou iniciando no WordPress e essas dicas são ótimas. Mas ainda tenho uma dúvida quanto à quantidade de sites que posso construir após baixar o CMS.
Baixei, construí um site e usei servidor local. Mas não consigo iniciar outro site. Uma única vez basta baixar este CMS ou toda vez que for construir um site tenho que obtê-lo novamente?
Essa é uma sugestão de “dicas” que poderiam abordar.
Abraço à toda equipe da Haste!
Tudo que você desabilitar no navegador irá apresentar mudanças após atualizar a página. Isso independe de WordPress ou outra aplicação. Se desativar o JS no YouTube por exemplo acabou com o site. Desative o CSS em outros sites jornalísticos ou esportivos por exemplo e verá a grande diferença após atualizar a página. O WordPress hoje é o construtor mais utilizado no planeta. Até a Casa Branca nos EUA usam este CMS.
Lembrando que é o mais discutido em fóruns e o mais atualizado.
Abraço!
Bom dia lendo sobre alguns mitos do o wordpress, e realmente temos varias empresas conceituadas que já tem seu wordpress, acabando com a desinformação, onde geralmente se é colocado como wordpress seria somente para blogs, muito bem feito esse site indico a todos e parabenizo a hastedesign.
Sem mais
Luciano Oliveira