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O cliente entra no site, escolhe seus produtos e vai para o checkout. Por mais que seja a última parte na experiência de comprar online, uma boa página de checkout é decisiva para a conversão desse cliente. Por isso, é de extrema relevância que o checkout da sua loja virtual WooCommerce seja eficaz para as compras.
No entanto, não existem regras precisas de como deve ser uma página de checkout para dar sempre a melhor experiência para o cliente. Cada detalhe deve ser uma escolha estudada pela loja virtual, logo é importante compreender cada uma das possibilidades para tomar uma decisão inteligente.
Entenda mais sobre o checkout do WooCommerce neste guia.
Tipos de cadastro do usuário
A primeira variação possível no checkout do WooCommerce é o momento em que o cliente vai realizar o cadastro no site. No cadastro, são solicitados alguns dados básicos, como e-mail, e a criação da senha.
Cadastro antes da compra
O cadastro pode ser feito antes da compra, de forma que o cliente precise criar o seu login próprio para a loja antes de finalizar a compra. Em alguns casos, pode parecer intimidador pedir esses dados anteriormente e até atrapalhar o fluxo da compra, mas é um procedimento comum.
Cadastro durante a compra
Já no cadastro durante a compra, o usuário enxerga o cadastro como um dos passos necessários para concretizar a compra. Dessa forma, o cadastro entra naturalmente no processo. Tanto o cadastro antes, como durante a compra, facilitam a fidelização do cliente, pois seus dados essenciais ficam salvos no banco de dados.
Compra “sem cadastro”
Também é possível fazer uma venda sem que o cliente precise sequer efetuar o cadastro. Nesse caso, agiliza-se o processo de compra a curto prazo, mas, quando o cliente retornar, será necessário o preenchimento de todos os dados relacionados à compra, já que nenhum cadastro foi feito. Porém, se o usuário crie uma conta futuramente com o mesmo e-mail, ele poderá visualizar todos os pedidos associados ao e-mail.
Campos obrigatórios do checkout WooCommerce
Para que a compra flua bem, não são muitos dados obrigatórios exigidos durante o checkout em uma loja WooCommerce. No geral, são apenas informações básicas para a comunicação e envio do produto.
Os campos obrigatórios são:
- Nome e sobrenome;
- Endereço completo;
- Número de telefone;
- E-mail;
- Declaração de concordância com a política de privacidade;
- Informações de pagamento;
- Endereço de faturamento.
Além desses campos, é possível personalizar o checkout para incluir campos específicos do negócio, como dia preferencial para a entrega.
Endereço é sempre obrigatório?
O endereço precisa ser solicitado mesmo em produtos que não são entregues, como arquivos para download ou prestação de serviços digitais. Essa é uma exigência de segurança das plataformas de pagamento para evitar fraudes com cartões de crédito.
Tipos de checkout
Checkout em página única (one page)
Por padrão, o checkout do WooCommerce é feito em apenas uma página. Nesse modelo, o cliente preenche todos os campos em um só lugar, sem passar por muitas etapas, dando a aparência de que a finalização da compra foi mais rápida.
Por outro lado, é impossível rastrear em qual ponto exato o cliente deixou a compra, dificultando o resgate de carrinhos abandonados. Ter todo o checkout concentrado apenas em uma página também pode ser ruim para usuários de smartphones, já que o formulário pode parecer maior por estar em uma tela pequena.
Checkout em etapas (multi-step)
Outra opção de checkout WooCommerce é o multi-step, que é dividido em várias páginas para ser preenchido por etapa. Com as informações divididas em diferentes páginas, o cliente pode preencher dando atenção a cada passo, o que facilita a compra para pessoas que têm dificuldades em comprar online.
Entretanto, esse tipo de checkout exige atenção em alguns pontos. Um deles é para que esteja sempre nítido para o cliente em qual etapa ele está e quantas restam para não dar a impressão de que o formulário é muito grande e demorado.
Leia também: Checkout para WooCommerce: multi-step ou one page? Diferenças e vantagens
Métodos de entrega
Para lojas que vendem produtos físicos, o WooCommerce já oferece a configuração para três métodos de entrega padrões: frete grátis, taxa fixa e retirada de produto.
Frete grátis ou taxa fixa
No frete grátis, o cliente não paga o frete no momento de realizar o pedido, ficando como um custo para a empresa. Como nem sempre é possível disponibilizar essa condição, também é possível estipular uma taxa fixa com um valor pré-determinado para a entrega.
Em ambos os casos, a loja pode criar critérios para a adoção de cada um dos métodos, como valor mínimo para o frete grátis.
Retirada de produtos
Já a retirada de produtos é mais interessante para negócios com uma boa base de clientes na região em que estão localizados. Assim, não é adicionado valor de entrega no checkout e o cliente se torna responsável por buscar o produto em um ponto físico.
Outras formas de entrega
Além desses métodos, é possível adicionar outros tipos de entrega por meio de plugins ou alterações no código. Também existe a possibilidade de incrementar o checkout criando métodos específicos para determinadas áreas e por meio da adoção de diferentes serviços de entrega. Entenda mais no artigo sobre métodos de entrega.
Métodos de pagamento
O WooCommerce também já possui diferentes métodos de pagamento na plataforma para facilitar a criação de uma loja. Os métodos de pagamento padrões são:
- Pagamento na entrega/retirada;
- Transferência bancária;
- Pagamento online por meio de gateway de pagamento.
Assim como os métodos de entrega, é possível oferecer outros métodos de pagamento, como o Pix, por meio de plugins e alterações no código, mas é sempre bom analisar os prós e contras antes de acrescentar mais opções.
Na maioria dos casos, o método de pagamento mais prático para qualquer loja virtual é sempre o pagamento online, pois todas as etapas são feitas virtualmente. O maior “contra” dessa opção é a exigência de um gateway de pagamento.
Gateway de pagamentos
É o intermediário financeiro entre o cliente e a empresa, sendo um sistema terceirizado que vai ser responsável por todas as transações. Assim, o cliente ganha mais formas de pagamento como opção e a loja pode oferecer mais segurança nas suas operações.
Diversas empresas no Brasil atuam como gateways de pagamento com plugins de integração específicos para WooCommerce. No geral, o custo desses gateways é uma taxa fixa a cada venda realizada.
Entenda mais em: Métodos de pagamento para WooCommerce
E-mails transacionais
Para finalizar a experiência do cliente, o WooCommerce também conta com e-mails transacionais para informar o lojista e o cliente sobre cada passo da compra. Esses e-mails têm a função de atualizar o cliente e são enviados automaticamente pela plataforma.
Por essas características, os e-mails transacionais são essenciais para que a loja tenha uma boa comunicação com os clientes, evitando dúvidas e desconfiança, além de aumentar o engajamento dos consumidores com os e-mails da marca.
O WooCommerce conta com alguns e-mails transacionais padronizados para as ocasiões mais comuns, como o aviso de novo cadastro, pedido em processamento e pedido finalizado. Com o auxílio de plugins, a loja pode customizar e criar novos tipos de e-mails. Clique aqui para saber mais.
Como visualizar um pedido feito no WooCommerce
- Faça login no painel WordPress do seu site;
- Vá em WooCommerce no menu e clique em ‘Pedidos’;
- Na visão geral, é possível selecionar quais dados vão ser visualizados, como pedido, data em que foi feito, status, valor total, endereço de entrega ou de faturamento e outros campos personalizados.

Ao clicar em um pedido, todas as informações relacionadas a ele são exibidas, como a lista de itens comprados e os dados do cliente. Na página, também é possível fazer as atualizações do pedido, enviar notas para o cliente e imprimir as informações de fatura e entrega.
Com isso, o WooCommerce oferece uma experiência prática e completa para o cliente e facilita a rotina da loja virtual.
Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários.