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O principal objetivo do marketing é fazer com que pessoas conheçam uma marca, passem a considerá-la como solução para os seus problemas e se tornem clientes. Essa jornada foi estabelecida como funil de vendas, sendo essencial reconhecer a importância de cada etapa.
A grande questão é que, em muitas situações, uma pessoa pode levar muito tempo entre as etapas de conhecer a marca e a de conversão. Para acelerar este processo, são utilizadas landing pages, que são páginas que visam atrair o público-alvo para a realização da ação desejada.
O que é uma landing page
Landing page é uma página de captura de potenciais clientes com foco na conversão dos visitantes. A principal característica desse tipo de página é ter poucos elementos e ter uma única chamada para ação (CTA, na sigla em inglês).
O motivo de landing pages serem enxutas é para evitar que o usuário se distraia e vá para outras áreas do site. Sendo assim, alguns elementos comuns em sites, como rodapés e menus, podem ser dispensados em uma landing page.
Dentro do marketing digital, uma landing page pode servir para diferentes objetivos, mas em torno de um propósito: levar a pessoa que visita a página a executar uma ação. Dessa forma, as pessoas avançam mais rapidamente no funil de vendas e se tornam até clientes por meio de uma única página.
Tipos de landing page
Como dito anteriormente, uma landing page pode servir para diferentes objetivos. É importante conhecer quais são todas as possibilidades para saber qual combina mais com a sua estratégia de marca e saber para quando usar cada uma.
Squeeze page
Esse tipo de landing page é utilizado para atrair pessoas que ainda não conhecem a sua marca ou que até já conhecem para se tornarem um lead, ou seja, um novo contato na lista da marca. Assim, esse tipo de página é excelente para iniciar um relacionamento com potenciais clientes.
Squeeze, em tradução literal, quer dizer “aperto”. Logo, esse tipo de página é bem direto, contendo apenas a chamada para ação e uma descrição, que vão dar o empurrão para que o visitante forneça suas informações de contato. Geralmente, a ação é preencher um formulário para receber um conteúdo rico em troca, como um ebook, aula gratuita ou newsletter.
Captura de leads
As páginas de captura de leads são mais aprofundadas que as squeeze pages. É comum que esse tipo de página apresente as principais informações sobre a marca, produto ou serviço para despertar o interesse do visitante.
Aqui, a chamada para ação é o preenchimento de um formulário. Porém, nesse formulário, podem ser pedidas mais informações, como empresa em que trabalha e função, para que a marca possa fazer um contato mais preciso com as pessoas interessadas na solução.
Vendas
Uma landing page pode ser também uma maneira de promover um determinado produto de forma a motivar a pessoa a tomar a decisão imediatamente. Sendo assim, o objetivo dessa página é fazer com que a pessoa passe por todo o funil de vendas de uma vez só, conhecendo a marca e já realizando a compra.
Por isso, é importante que essa página apresente as principais informações relacionadas ao produto e tire todas as dúvidas que possam surgir. Também é importante mostrar os diferenciais do produto ou da marca em relação aos concorrentes, para que a pessoa seja cativada e não decida sair da página sem comprar.
Principais elementos de uma landing page
O principal objetivo de uma landing page é a conversão, logo, existem alguns elementos que não podem faltar se você quiser convencer o visitante.
Título
O título é a primeira coisa que o visitante vai ver na página. Por isso, é importante que seja chamativo e simples, mas que seja realista com o que vai ser ofertado na página. É importante que a pessoa não se sinta enganada pelo seu título.
Para garantir um bom SEO da página, também é importante que o título inclua uma palavra-chave. No design, é interessante ressaltar essa palavra-chave para que realmente não existam dúvidas sobre o que está sendo ofertado.
Descrição
Logo em seguida do título, é essencial inserir uma pequena descrição do propósito da página. Em uma frase, é ideal resumir a promessa do que está sendo oferecido na página, seja um conteúdo rico ou um produto.
Essa descrição deve servir como um subtítulo e ficar próxima ao título no cabeçalho, já que essa é a parte da página que mais causa impacto no visitante.
Informações adicionais
Caso seja uma landing page de captura de leads ou de vendas, devem ser oferecidas todas as informações que o visitante possa precisar para tomar a decisão de fornecer o contato ou comprar. É importante que a pessoa se sinta preparada e consciente do que está oferecido, por isso, antecipe possíveis dúvidas e já as responda na página.
Algumas informações que podem ser importantes são:
- Qual dificuldade é resolvida pelo produto/serviço;
- Para quem se destina;
- Descrição detalhada;
- Quem é a marca;
- Provas sociais e depoimentos;
- Perguntas frequentes.
Por mais que seja uma landing page com mais conteúdo, é importante que continue seja uma página enxuta. Então, preze por textos curtos e recursos visuais interessantes, como blocos de cor, listas e menus retráteis.
Oferta
Caso seja uma página de vendas, é essencial ser transparente com o valor do produto. Portanto, exiba o valor do seu produto na página.
Algumas técnicas podem ser utilizadas para tornar o preço mais atrativo, como evidenciar o valor parcelado ou o desconto oferecido. Além disso, passe segurança ao visitante e exponha também as garantias, como prazo para solicitação de reembolso por arrependimento.
Call to action (CTA)
A parte mais importante de uma landing page é o call to action ou a chamada para ação. Deve ser uma frase curta com um verbo no imperativo para motivar o visitante a realizar a ação desejada, como “Receba o ebook” ou “Compre agora”.
O CTA deve ser chamativo e se destacar dentro da página. Em landing pages mais longas, essa chamada pode ser repetida durante a página para que a pessoa possa realizar a ação assim que for convencida e não precisar rolar até o final.
Recursos visuais
Uma página só com texto não é atrativa para o visitante, então invista em recursos visuais para enriquecer a sua landing page.
Você pode usar imagens para criar referências visuais do que está sendo ofertado, como um mockup do ebook ou fotos do produto. Indo mais além, também podem ser utilizados vídeos para apresentar o produto ou serviço de forma mais profunda ou com depoimentos de clientes.
Além disso, o design é um forte aliado para inserir os visitantes no universo visual da marca e criar uma experiência imersiva. No YouTube, fizemos uma live sobre criação de landing pages com o Elementor que pode te ajudar nessa parte.
Com isso em mente, você poderá criar excelentes landing pages para conquistar potenciais clientes.