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Ter um site vai além de criar algumas páginas e manter atualizado. Também envolve um trabalho minucioso de acompanhamento de dados para saber se o site está atendendo os objetivos pretendidos.
Para saber se uma campanha está trazendo resultados, por exemplo, existem um grupo de métricas específicas a serem observadas. Em outro exemplo, também é importante saber quais palavras-chaves estão levando o usuário para o site para compreender se os esforços de SEO estão sendo eficientes.
Para isso, as principais ferramentas utilizadas são o Google Analytics (dados do site em geral), o Search Console (dados relacionados aos mecanismos de busca) e o PageSpeed (dados técnicos sobre o desempenho do site). Neste artigo, você vai conhecer as principais métricas a serem avaliadas para entender mais sobre o seu site.
Principais métricas no Google Analytics
Usuários
O Google Analytics considera como usuário cada pessoa que entrou no seu site e realizou uma ação nele. Assim, cada usuário é contabilizado apenas interagindo com o site, independentemente de ter visitado apenas uma ou várias páginas.
Essa métrica é confundida com a de Visualizações, que contabiliza cada nova visita no site. As visualizações são, geralmente, maiores que o número de usuários porque são contadas várias visitas por um mesmo usuário. Dessa forma, é melhor olhar para o número de usuários do que de visualizações.
Sessões
Cada sessão é o conjunto de ações que o usuário realiza dentro do site, sendo essencial para saber quantos usuários estão interagindo com o conteúdo. Um usuário pode iniciar várias sessões, já que cada sessão só é computada quando o site é fechado ou fica inativo por 30 minutos.
Taxa de rejeição
Essa métrica indica a porcentagem de usuários que entrou no seu site e saiu sem interação. Ou seja, sem clicar em um elemento do site, como botões, e sem navegar para outras páginas. A partir dessa métrica, é possível saber a qualidade das páginas do seu site, afinal, se muitas pessoas desistem após uma página, pode ser necessário repensar a estratégia.
Informações demográficas
O Google Analytics oferece uma grande quantidade de dados sobre o usuário que acessa o site. Por meio dessas métricas agrupadas em Informações demográficas, é possível saber o gênero, idioma, país e cidade, além de dados relacionados ao acesso em si, como navegador utilizado e dispositivo.
Essas informações podem servir para orientar estratégias de marketing e saber se a persona pretendida está sendo atingida. Além disso, também podem apontar oportunidades de melhoria técnica para incrementar a experiência de navegação em um determinado dispositivo.
Conversões
Essa é a métrica mais importante para ser analisada no Google Analytics, já que mede se a ação desejada está sendo cumprida pelo usuário. Por exemplo, se existe um banner para assinatura da newsletter, é importante acompanhar se os usuários estão realmente assinando a newsletter.
Com a ferramenta configurada corretamente, é possível acompanhar o funil de conversão e obter dados específicos, como conversões por fonte de tráfego e conversões por dispositivos móveis.
Principais métricas no Search Console
Total de cliques
Essa métrica representa a quantidade de vezes em que seu site foi clicado nos resultados do Google. É extremamente importante para saber se a otimização de elementos do SEO on-page, como title tag e metadescrição, estão sendo atrativas para os usuários.
No Search Console, é mais atrativo olhar para o número de impressões, que é bem maior que o total de cliques. No entanto, as impressões são uma métrica de vaidade, já que contabilizam quantas vezes o site foi visto nos resultados apenas.
CTR média
CTR é a sigla para click through rate, que significa taxa de cliques. Essa métrica calcula a taxa de cliques recebidos em relação ao número de impressões no Google. Assim, é possível saber se a página está capturando usuários ou sendo ignorada.
Posição média
A posição média indica qual é a colocação mediana das páginas do seu site nos resultados de pesquisa. São levadas em consideração todas as posições ocupadas, que também podem ser vistas detalhadamente no Search Console.
No geral, quanto melhor a posição média, melhor o CTR, já que páginas nas primeiras posições recebem mais cliques.
Principais métricas no PageSpeed
Desempenho
O desempenho é a principal métrica do PageSpeed, pois é a nota geral da avaliação de todos os parâmetros que medem a velocidade do site. Uma boa nota está entre 90 e 100, sendo considerado um bom site para navegar.
É muito importante estar com o site nesse intervalo de nota, já que a velocidade é essencial para fornecer uma boa experiência de usuário.
Largest Contentful Paint (LCP)
Essa métrica avalia o tempo de renderização do maior elemento de conteúdo visível, ou seja, a velocidade para que o maior elemento da página apareça na tela. Um bom LCP é de até 2,5 segundos.
Cumulative Layout Shift (CLS)
O CLS é o parâmetro que calcula a quantidade de vezes que os elementos se movem na página durante o carregamento, o que pode induzir o usuário ao erro. É ideal que o CLS seja menor que 0,1 para ser considerado bom.
First Input Delay (FID)
O FID mede o tempo entre o início do carregamento a cada acesso no site e a interação do usuário. Sendo assim, é importante que o site se torne funcional rapidamente, indo além do tempo de carregamento. Um FID considerado bom é inferior a 100 milissegundos, sendo praticamente instantâneo.
Essas três últimas métricas são as principais de acordo com a iniciativa Core Web Vitals, do próprio Google, que serve para avaliar a qualidade em experiência do usuário dos sites.
Você analisa com frequência as métricas do seu site? Use essa lista para começar a fazer isso.
Lara parabéns pelo o post. Muito importante para nós desenvolvedores conhecer todas as métricas nas ferramentas apresentadas. Mais uma vez parabéns