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O objetivo fundamental da automação de marketing é manter o relacionamento com os contatos (leads) da empresa de maneira escalável no meio digital. Indo além, o uso da tecnologia no marketing possibilita alcançar novos clientes e promover uma relação de forma eficiente e reduzindo os esforços manuais.
Em qualquer negócio, o atendimento é um dos pilares para garantir que o cliente decida pelo produto ou serviço. No digital, encontrar e estabelecer um diálogo direto com cada possível interessado é uma ideia inconcebível. Por isso, é necessário ter uma boa automação de marketing.
Assim, a equipe só entra em ação em momentos estratégicos, poupando recursos e atingindo sempre as pessoas já interessadas. No entanto, para ter campanhas automatizadas bem sucedidas, é preciso ter uma boa plataforma para executar as ações.
Entenda mais sobre os benefícios da automação de marketing e como o Mautic realiza essa tarefa.
Por que investir em automação de marketing?
De acordo com uma pesquisa da Invesp, quatro em cada cinco usuários perceberam um aumento no número de leads, com mais pessoas sendo atingidas sendo atingidas pelas suas campanhas. Além disso, 77% dos entrevistados também apontaram o aumento na conversão devido a automação de marketing.
Isso acontece porque a automação insere os contatos em uma convivência com a empresa, cultivando uma relação até que o contato se torne de fato um cliente.
Passar por essa jornada é importante porque nem sempre uma pessoa conhece a empresa e é convencida instantaneamente. Se ela entra em uma página de captação da empresa pela primeira vez e fornece o e-mail, é muito importante que ela receba uma resposta apropriada para o seu nível de contato e que continue sendo “atendida” até que sua confiança na empresa aumente.
Por mais que seja automatizada, a comunicação pode ser personalizada por meio de critérios de segmentação, que podem ser a idade, localização, cargo e momento de compra, entre outras características. Ao final, esses leads estão mais decididos a investir no produto ou serviço e a, inclusive, investir valores maiores por reconhecerem o potencial da solução oferecida.
Para a empresa, a automação de marketing também traz resultados internos. Com o processo fluindo automaticamente, o marketing pode se dedicar a outras atividades que vão além de nutrir o relacionamento manualmente. As vendas são fortemente beneficiadas, com a produtividade crescendo 14,5% nas empresas observadas pela pesquisa da Invesp.
Portanto, a automação de marketing pode trazer inúmeras vantagens, especialmente quando a plataforma escolhida desempenha bem todas essas funções.
O que é Mautic?
O Mautic é uma plataforma de automação de marketing open source, ou seja, de código aberto e construída por uma comunidade, assim como o WordPress. Por isso, o Mautic é gratuito, sem custos de licenciamento e mensalidades.
A principal função é a automatização de campanhas de marketing por meio de e-mails, mensagens de texto e notificações web. Além disso, o software possibilita a gestão dos públicos de interesse e dos contatos, o rastreamento de redes sociais e a criação de landing pages.
Segundo o criador do Mautic, David Hurley, o objetivo é fornecer essas ferramentas para que qualquer pessoa possa gerenciar o seu negócio. Dessa forma, a plataforma é muito atraente para empreendedores e pequenas empresas que não desejam confiar seus projetos a outras empresas, que, por sua vez, possuem altos custos.
Principais funcionalidades do Mautic
Para a automação de marketing, o Mautic fornece um leque de opções para o gerenciamento de campanhas. As funcionalidades que mais se destacam são:
- Gerenciamento e acompanhamento de leads: é possível criar campos personalizados para administrar todos os contatos, além de poder compreender qual é o nível de engajamento de cada contato;
- Nutrição de leads: a principal função da automação de marketing é manter o contato ativo e o Mautic facilita a missão de nutrir leads por meio de e-mails;
- Qualificação de leads: outro destaque é a função de identificar contatos que estão mais próximos da conversão por meio da avaliação das interações realizadas;
- Criação de landing pages: para atrair mais contatos, o Mautic também possui uma ferramenta para criação de páginas e formulários intuitivos e rápidos de serem elaborados;
- Comunicação em vários canais: além do e-mail, a automação se estende para outros canais, como SMS e notificações em navegadores e smartphones;
- Realização de testes A/B: é possível configurar diferentes envios para o mesmo segmento para verificar qual possui a melhor performance;
- Relatórios detalhados: como liberdade para o usuário é o foco do Mautic, a plataforma gera dados completos para a gestão das ferramentas;
- Integrações com outras plataformas: o Mautic fornece a possibilidade de integrar outras plataformas, incluindo WordPress e WooCommerce.
Além dessas funcionalidades, o Mautic ainda possui outras ferramentas que podem ajudar a alavancar o seu negócio por meio da automação de marketing.
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