E-mail transacional no WooCommerce

Quando uma pessoa realiza uma ação na internet, uma resposta sempre é esperada. Caso contrário, fica uma dúvida se a ação foi realizada corretamente e há uma quebra no relacionamento. Para evitar esse tipo de desconforto, existe o e-mail transacional.

Em uma loja virtual WooCommerce, o esperado é que as ações resultem em uma venda. O cliente confia na sua loja o suficiente para efetuar uma compra, o que envolve sempre o envio de dados pessoais. Sem a confirmação, a sensação para o consumidor é a de suspeita.

Por isso, uma boa estratégia de e-mails transacionais é a melhor para se aproximar ainda mais do cliente, que vai estar seguro de que sempre vai ter resposta.

O que e-mail transacional

O e-mail transacional, como o próprio nome aponta, é um e-mail enviado para completar uma transação. Ou seja, é a resposta que o cliente recebe após realizar uma ação, um e-mail de atualização. Ao contrário da newsletter, o e-mail transacional é individual e já é esperado pelo cliente.

Por ser aguardado, o e-mail transacional tem de quatro a oito vezes mais chances de serem abertos e receber cliques. Isso aumenta o engajamento do cliente e, com o direcionamento certo, pode fazer com que o consumidor faça mais compras no futuro.

Mesmo sendo automático, o e-mail transacional pode ser considerado uma forma de relacionamento com clientes já convertidos. Como o principal objetivo é informar, guiar para o próximo passo oue até mesmo agradecer, esse tipo de e-mail demonstra preocupação com os consumidores e aumenta a confiança que eles têm na sua empresa.

Nos aspectos técnicos, o e-mail transacional se caracteriza por ser objetivo e informativo, sendo direto quanto ao que o cliente deseja saber. Esse e-mail também costuma ser personalizado, com o nome do destinatário, e fornecer informações de contato, caso ainda exista alguma dúvida.

E-mails transacionais mais comuns

O WooCommerce, como uma plataforma de loja virtual, já disponibiliza modelos dos e-mails transacionais mais utilizados frequentemente. Eles são: 

  • Nova conta: enviado ao cliente no para confirmar a criação de uma conta.
  • Redefinir a senha: enviado quando o cliente solicita a modificação da senha;
  • Cobrança do pedido: enviado após a compra com informações do pedido e formas de pagamento;
  • Pedido em espera: contém detalhes do pedido após ser colocado em espera;
  • Pedido em processamento: enviado após o pagamento com os detalhes do pedido;
  • Pedido finalizado: enviado ao cliente quando seus pedidos são enviados;
  • Pedido reembolsado: enviado após o reembolso do pedido;
  • Anotação do cliente: enviado quando o cliente realiza uma anotação no pedido.

No WooCommerce, o administrador da loja também pode receber e-mails transacionais comunicando pedidos novos, cancelados ou com erro. Mesmo com tantas opções de e-mails, o WooCommerce ainda apresenta limitações, principalmente ligadas a personalização, que requerem plugins adicionais para serem resolvidas.

Plugins para gerenciamento de e-mails transacionais do WooCommerce

Como o WooCommerce possui poucos recursos nativos para personalização de e-mails transacionais, esse costuma ser o primeiro ponto de atenção para uma empresa que quer se comunicar melhor com seus clientes sem deixar de lado a identidade visual. Alguns dos plugins para essa função são o Decorator, o Kadence WooCommerce Email Designer e o Email Customizer for WooCommerce.

Para garantir que seus e-mails cheguem aos clientes, um dos plugins mais populares é o WP Mail SMTP. Além dos plugins para WooCommerce, outra opção para gerenciamento de e-mails são serviços terceirizados, como o MailPoet, que também funciona com plugin, e o Mautic.

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Lara Fernandes
Lara Fernandes
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