Crie conteúdo para seu blog WordPress com essas dicas

Conteúdo de qualidade é obrigatório para marcas que desejam um bom relacionamento com seus clientes. Confira dicas de criação de conteúdo para blog WordPress.

Pensa na seguinte situação: você compra uma peça de roupa, mas percebe que não vai conseguir fazer a combinação legal do manequim da loja com as peças que já tem em casa. Então, você entra no site da loja e encontra diversas sugestões de como combinar a peça, além de vários conteúdos que são do seu interesse.

Inicialmente, não parece tão vantajoso para a empresa criar esse conteúdo “extra”, já que o cliente pode não procurar os produtos e ficar só no conteúdo. Porém, a longo prazo, o que era uma simples compra se transforma em uma relação com a marca, que está sempre ali no cotidiano do consumidor agregando conhecimento e entretenimento.

Por mais que as redes sociais sejam referência, um blog não tem limites de espaço e algoritmos, fazendo com que os conteúdos durem mais nos mecanismos de busca. Pensando nisso, confira dicas para criar conteúdo para o seu blog WordPress e chegar em cada vez mais clientes.

Leia mais: Como publicar no blog WordPress

Conheça a buyer persona

A buyer persona é a representação do seu cliente ideal. Pense em para quem o seu produto é direcionado e descreva ao máximo essa pessoa. Onde ela vive, em que fase está da vida, quais são seus interesses e hábitos, o que consome e como faz decisões de compra, entre outros pontos.

A partir dessas informações, é possível descobrir que tipo de conteúdo a pessoa prefere, qual tipo de linguagem conversa mais com ela e como o seu produto vai se encaixar nas expectativas dela para criar um conteúdo mais assertivo. Caso a sua empresa seja direcionada para diferentes públicos, também é necessário pensar em diferentes personas. 

Comece pelo básico

Após conhecer a sua persona, preveja a jornada que ela vai passar dentro da sua empresa, então comece pelo mais básico. Algumas coisas que parecem óbvias para quem trabalha na empresa nem sequer passaram pela cabeça do cliente.

Mostre esse trajeto no seu conteúdo do blog WordPress. Comece respondendo as dúvidas mais básicas e apresentando a empresa. Pode parecer cansativo, mas educar o seu cliente dentro do seu universo de produtos ou serviços faz com que ele se sinta parte do seu negócio.

No entanto, lembre que sempre existem pessoas entrando nessa trilha de conteúdos. Então, programe o seu conteúdo para alternar entre assuntos mais iniciais e mais complexos, para que todo mundo consiga se achar e acompanhar.

Explique e contextualize

Existe um medo de textos longos na internet, então o foco principal é explicar o quê, como e por quê. No entanto, somente a explicação não envolve o leitor, sendo necessário contextualizar o assunto com exemplos e metáforas que se aproximam da realidade do seu cliente.

Pode deixar o texto mais longo, mas também trará o seu produto ou serviço para o cotidiano do cliente. Nesse texto, por exemplo, o primeiro parágrafo criou o contexto da roupa sem combinação, um problema comum, para introduzir a explicação sobre a importância do conteúdo.

Não crie grandes blocos de texto

Parece contraditório com a dica anterior, porém é essencial não criar grandes blocos de texto. É desconfortável para o leitor, principalmente em smartphones, e cria a impressão de que o conteúdo é denso, complicado e demorado.

Assim, a forma com que o texto está organizado pode causar mais impacto que seu tamanho real. Escreva parágrafos curtos e crie intertítulos para separar os blocos de texto. Para trazer ainda mais harmonia, busque manter os parágrafos com quantidades de linhas semelhantes, para que uma parte não pareça muito mais longa do que as outras.

Esqueça um pouco do SEO

É importante ter um conteúdo otimizado para mecanismos de busca, mas isso não é tudo. Muitas vezes, a vontade de ter o texto em primeiro lugar na busca faz com que o uso da palavra-chave seja exagerado, além de frases curtas que perdem o sentido.

O SEO é um conjunto de técnicas que deixam o seu texto mais apresentável para os robôs dos mecanismos de busca. No entanto, os conteúdos são para seres humanos e a leitura fluída não pode ser esquecida, mesmo que isso signifique um posicionamento não tão bom para o seu blog WordPress.

Crie links

A maior vantagem do conteúdo digital é a possibilidade de conectar um conteúdo no outro. Então, use links para direcionar o seu cliente a outros conteúdos que já existem no seu blog WordPress para criar a trilha de conteúdos que já falamos anteriormente. 

Além disso, o uso de links em um conteúdo é bem-visto pelo SEO e ajuda a não criar grandes textos explicando assuntos que são abordados em outro conteúdo. Dessa forma, se a pessoa tem interesse no tema, ela pode clicar no link e ser redirecionada para saber mais, gerando mais acessos no seu blog.

Utilize os recursos do WordPress 

Um blog não precisa ser composto só de texto. Explore os blocos do editor e utilize outros formatos no seu texto para deixar o seu conteúdo mais dinâmico. Esses recursos também são úteis para separar grandes blocos de texto, especialmente quando não é possível acrescentar intertítulos.

Coloque listas, imagens, vídeos, tweets, citações, tabelas e outros recursos que vão enriquecer o seu conteúdo. No entanto, utilize com bom senso quando for necessário para evitar exageros.

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Lara Fernandes
Lara Fernandes
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