Não estamos aceitando novos projetos no momento, saiba mais
O WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo mais utilizado no mundo. Com frequência, esse conteúdo é associado somente a posts em blogs, mas existem muitas outras possibilidades em um site WordPress.
Um dos recursos mais poderosos do WordPress são os tipos de post personalizado. Com eles é possível criar produtos para lojas virtuais, fichas catalográficas para livros e filmes, páginas de receitas e qualquer outra coisa que possa ser útil para o seu projeto com tipos de posts personalizados (ou CPT, para os íntimos). Aqui, no site da Haste, o nosso portfólio, o lab e a área de serviços são exemplos do que é possível criar a partir de um CPT.
Leia mais: Tudo por trás de um site WordPress
O que é CPT
O tipo de post padrão do WordPress associado a posts de blog, que serve para adicionar notícias e artigos, por exemplo. Além do padrão, as páginas são outro tipo de post que já vem no WordPress, com o diferencial de que não entram no arquivo de posts e não seguem uma ordem cronológica. Os menus de navegação, anexos e revisões também são classificadas como tipo de post.
Já um custom post type (CPT) é, como o nome entrega, um tipo de post personalizado, criado para necessidades específicas. Ou seja, cada site pode ter tipos de posts exclusivos para atender as necessidades do conteúdo.
Um dos tipos de post personalizados mais conhecidos é o de produto do WooCommerce, um plugin utilizado para criação e administração de lojas virtuais. Ao instalar WooCommerce, ele cria o tipo personalizado de post chamado “Produto”. Os produtos tem uma estrutura de conteúdo diferente dos posts e páginas padrão do WordPress. Nos produtos, é possível adicionar a descrição, quantidade em estoque, informações de entrega e galeria de fotos do produto.
Dessa forma, cada tipo de post personalizado pode ter diferentes campos no editor do WordPress, além do espaço dos títulos e dos blocos. Além disso, os custom post types podem ter custom taxonomies, ou seja, categorias e tags personalizadas.
Categorias e tags personalizadas
O conteúdo em um site WordPress pode ser organizado por meio das categorias e tags, as taxonomias que servem para agrupar e identificar temas semelhantes. No entanto, um tipo de post personalizado pode exigir taxonomias diferentes das que são utilizadas em um outro tipo de post.
Uma loja de roupas, por exemplo, pode ter blog e produtos em um mesmo site, mas com diferentes lógicas de organização. Um possível modelo para isso ser feito seria:
- Blog
- Categorias: inspiração, tendências, ocasião
- Tags: estilo de rua, cor de rosa, casamento
- Produtos
- Categorias de produtos: camisetas, jaquetas, calças
- Tags de produtos: plus size, básicos, coleção 2020
A mesma lógica poderia ser aplicada a um site de livros, por exemplo, que além do blog poderia ter uma lista catalográfica organizada da seguinte forma:
- Livros
- Categorias de livros: terror, romance, clássicos
- Tags de livros: Stephen King, Jane Austen, Machado de Assis
Assim, cada tipo de post personalizado é organizado de acordo com as suas peculiaridades e sem interferir em outros conteúdos do site. Essa separação é interessante para facilitar a busca dentro do próprio custom post type. Caso isso não fosse feito, a categoria das camisetas poderia acabar reunindo tanto produtos, como posts no blog, confundindo a equipe que administra o site e os visitantes.
Como criar um custom post type
A maneira mais fácil para criar um custom post type é por meio de plugins. Alguns plugins, como o WooCommerce, criam um novo tipo de post personalizado, o de produto, na sua instalação. Já outros plugins, como o Custom Post Type UI e o Pods, proporcionam o ambiente de criação e gerenciamento de diferentes tipos de post.
Já a forma mais trabalhosa de criar um tipo de post personalizado é por meio do código do site. Basicamente, é necessário adicionar uma função ao código e configurar cada detalhe do custom post type manualmente. Também é possível ajustar como esses posts personalizados vão aparecer no seu site em termos de menus e arquivo, por exemplo.
Outro ponto que é importante no momento de criação de tipos de posts personalizados é o tema, que nem sempre tem uma aparência específica para diferentes post types. Alguns temas já têm a aparência para alguns tipos de posts personalizados mais comuns, como o de produto criado pelo WooCommerce.
No entanto, para tipos de posts muito específicos, é preciso configurar também o tema para ter uma aparência que atende ao post. Afinal, o mais interessante dos custom post types é a possibilidade de criar diferentes formatos além do básico “post de blog”. Então, o tema também deve acompanhar essas variações para agregar aos conteúdos do site.
O custom post type não é uma modificação fácil de se fazer no dia a dia, por isso um bom planejamento é essencial no momento de desenvolvimento do site WordPress. Dessa forma, as necessidades únicas de cada projeto podem ser atendidas da forma mais personalizada possível.
Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários!
Parabéns pelo conteúdo… Me esclareceu em muitas dúvidas.. Para quem quer dar voos mais altos com o WordPress esse é o caminho… Obrigado!